Entenda o que é visão subnormal

A pessoa que tem visão subnormal ou baixa visão apresenta 20% ou menos de visão no melhor olho. Há o comprometimento da capacidade visual, que não pode ser corrigido com óculos ou cirurgia. Ela apresenta dificuldade para realizar atividades manuais, ler, visualizar detalhes. Pessoas com visão subnormal ainda possuem visão útil, que pode ser melhorada com recursos ópticos especiais. Essa alteração não deve ser confundida com a cegueira, que é a perda total da visão. Na cegueira, não há visão útil, nem mesmo com o uso de acessórios.

São várias as causas que podem provocar a visão subnormal, incluindo doenças e acidentes. Entre elas, estão malformações, diabetes, degeneração da mácula, glaucoma, traumas oculares (perfurações e ferimentos nos olhos), descolamento da retina, ceratocone, catarata e catarata congênita, contrair doenças como sífilis, toxoplasmose e rubéola durante a gestação e outras.

Embora a maioria dos pacientes afetados seja os idosos, qualquer pessoa em qualquer idade pode sofrer com baixa visão. Doenças congênitas e doenças adquiridas ao longo da vida podem levar à visão subnormal. Para que a visão subnormal seja evitada ou detectada precocemente, é fundamental o acompanhamento periódico com um oftalmologista.

Existem tratamentos para auxiliar quem tem visão subnormal, mas a doença não tem cura. Não há como reverter a perda da visão. Os oftalmologistas procuram proporcionar mais qualidade de vida para os pacientes com baixa visão, fazendo uma avaliação de quais recursos são mais adequados e também indicando o uso de auxílios ópticos e não ópticos.

Os grupos de risco para visão subnormal são:

Idosos – A visão subnormal pode afetar pessoas de qualquer idade. Mas, a maior incidência acontece em idosos, uma vez que doenças ligadas ao envelhecimento, como Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), glaucoma e a catarata, são algumas das causas da visão subnormal.

Diabéticos – A retinopatia diabética é uma complicação do diabetes, que se não tratada, pode resultar em baixa visão.

Pacientes oftalmológicos – Portadores de doenças oftalmológicas, como descolamento de retina, maculopatias, retinose pigmentar, atrofia óptica e outras.

Bebês – Apresentam chances de nascerem com visão subnormal bebês prematuros ou com doenças desenvolvidas durante a gestação, como sífilis, diabetes, rubéola e toxoplasmose.

Albinos – Os portadores de albinismo apresentam comprometimento da visão provocado pela falta de melanina.