Pessoas com baixa visão podem ter muitas dificuldades no dia a dia, mas existem auxílios ópticos de ampliação para perto que podem ajudar bastante. Um desses recursos é a lupa, que pode ser manual ou de apoio. Lupas de apoio permanecem apoiadas sobre o objeto que está sendo observado e são utilizadas em conjunto com óculos de correção para enxergar de perto. Algumas podem, inclusive, ter luzes acopladas, que facilitam ainda mais a visão. Já as lupas manuais possuem uma lente capaz de aumentar muitas vezes o objeto de leitura e devem estar posicionadas na distância correta para que fique confortável. Quanto mais próximo a lupa do olho, maior o campo de visão.
Além dos auxílios ópticos, também existem os auxílios eletrônicos, que ajudam às pessoas com baixa visão, por meio da videoampliação. São conhecidos como lupas eletrônicas que podem ser portáteis ou acopladas em televisão ou monitor de computador. Elas propiciam melhor campo de visão, tem controle de brilho e ajuste de cor. Geralmente, a videoampliação é utilizada por pacientes com deficiência grave e profunda, quando os auxílios ópticos não garantem um bom resultado.
Os óculos esfero prismáticos são mais um recurso para auxiliar pessoas com baixa visão. São usados como lupa. Não ampliam tanto quanto as lupas manuais ou de apoio, mas dão certo conforto uma vez que deixam as mãos livres. São indicados para quem não tem uma deficiência visual tão profunda, e sim mais leve. Também são recomendados para pessoas com visão dupla, pois o prima é um elemento óptico transparente utilizado para refletir a luz.
Recurso transforma celular em lupa eletrônica – O iOS, sistema dos aparelhos da Apple, possui um recurso que transforma o dispositivo em uma lupa eletrônica, o que pode ser bastante útil para pessoas com baixa visão. O recurso é nativo do iOS e, portanto, não precisa ser baixado, nem exige a instalação de aplicativo. Em novembro passado, a lupa recebeu uma atualização no sistema, com recursos de contraste, brilho, filtros e captura múltipla. No entanto, para utilizá-la, é preciso ter um iPhone ou iPad. Se o seu celular usar o sistema Android, você não terá a lupa disponível.