O papel do oftalmologista na reabilitação visual

O oftalmologista é fundamental no processo de reabilitação visual. A atenção oftalmológica à pessoa com deficiência visual permite:

  • Direcionar ações para a reabilitação, estabelecidas respeitando as necessidades individuais e de acordo com o impacto da deficiência visual sobre a vida do indivíduo;
  • Prestar esclarecimentos ao indivíduo com deficiência visual e à família quanto ao diagnóstico, tratamentos e condutas reabilitacionais necessárias;
  • Prescrever óculos e/ou auxílios especiais para os casos de baixa visão e demais recursos de tecnologia assistiva para melhora da funcionalidade;
  • Indicar profissionais e serviços de outras áreas para subsídio, em todos os aspectos necessários, no trabalho de habilitação ou reabilitação visual.

Reabilitação visual na infância – A visão e o desenvolvimento infantil estão intimamente relacionados. Através deste sentido, as crianças podem explorar o mundo ao redor e desenvolver suas habilidades. No entanto, em casos de baixa visão, os estímulos externos não são recebidos da forma adequada. Na reabilitação visual, a criança aprende a utilizar a visão residual, favorecendo seu aprendizado, desenvolvimento e crescimento saudável. O ideal é que o apoio oftalmológico especializado em baixa visão seja recebido ainda na infância.

Reabilitação visual em casos de retinopatia diabética – A retinopatia diabética é uma das principais causas de baixa visão. A perda da visão, nesses casos, é irreversível, mas conter seu avanço e iniciar o processo de reabilitação o quanto antes é fundamental. Assim, é possível ensinar o paciente a usar o máximo de sua visão residual, promovendo maior independência e qualidade de vida.

Doenças neurológicas e reabilitação visual – O olho funciona a partir de uma extensão do sistema nervoso central. Assim, muitos casos de baixa visão têm origem neurológica. Diversas doenças podem afetar o nervo óptico e outras áreas do sistema visual. O diagnóstico precoce é fundamental para preservar a visão, mas em casos em que já houve perda acentuada, é importante que a reabilitação visual seja iniciada o quanto antes, a fim de proporcionar maior conforto e qualidade de vida ao paciente.

Reabilitação no caso de doenças da retina – O olho é composto por inúmeras estruturas e a retina, certamente, é uma das mais importantes. No entanto, degenerações, lesões, hemorragias e descolamentos são alguns dos problemas que podem causar sérios comprometimentos, afetando, consequentemente, a visão. Essas alterações devem ser tratadas de forma rigorosa e, em casos em que houve perda irreversível da visão, a reabilitação visual assume um papel fundamental nos cuidados com o paciente.